1

Pastor Adiel Santana Santos 

        

Tema: Sansão, a Força de um Herói

Texto: Filipenses 3 : 7 - 14

“Quando ele chegou em Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando.
Então o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que lhe ligavam os braços se tornaram como fios de linho que estão queimados do fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
E achou uma queixada fresca de jumento e, estendendo a mão, tomou-a e com ela matou mil homens.
Disse Sansão: Com queixada de um jumento montões e mais montões! Sim, com a queixada de um jumento matei mil homens.”
Juízes 15: 14 – 16.

Sansão foi um grande herói em Israel!
Se Salomão foi o homem mais sábio do mundo, Sansão foi o homem mais forte e poderoso de todos os tempos, o Super-Man de nossas estórias infantis.
A Bíblia gasta 25% de um livro só para contar as aventuras e as conquistas de um homem fervoroso na fé, poderoso em força e que 
amava a Deus e o seu povo de Israel.
Muitos pregadores ficam presos no caso que ele teve com Dalila que culminou na sua queda e se esquecem dos grandes feitos de Sansão, sua fé em Deus, seus milagres, a grande libertação que fizera e o nome do Senhor foi exaltado, suas orações e clamores respondidos, sua unção no poder do Espírito do Senhor, seu nascimento maravilhoso, suas conquistas fantásticas, o temor que ele causou entre os filisteus, o perdão que Deus lhe deu, sua morte heróica e vitoriosa.

A Bíblia conta que só no telhado tinham três mil filisteus e fora os que estavam dentro do templo de Dagom, o deus falso e mentiroso dos filisteus, seus príncipes foram mortos no dia que Sansão morreu, trazendo salvação e livramento ao seu povo em nome do Senhor!
Sansão cumpriu a sua missão!
Deus o amou! Seu povo o amou!
Seus pais, seus irmãos, sua família o amou!
As mulheres o amou! Até mesmo as filistéias o amou, mas, elas também O traiu.

Sansão foi magnífico, foi libertador, um juiz que liderava o seu povo na força de Deus, na unção do Senhor, um nazireu de Deus consagrado deste o ventre de sua mãe ao Senhor Deus de Israel, um grande herói!
Sansão, a força de um herói!
Sansão foi tão admirável, que o Espírito do Senhor ordenou ao escritor de Hebreus que o citasse na galeria dos heróis, na galeria dos homens da fé e foi colocado ao lado do rei Davi, do profeta Samuel e de outros juízes de feitos inimagináveis como Gideão e Jefté.
Deus quer te levantar na fé, meu irmão, na unção do Espírito Santo e te fazer vencedor!

Deus quer te levantar como um herói da fé, alguém com uma missão, alguém com uma paixão, alguém assim como Sansão disposto a dar tudo pelo sonho de Deus de ver homens livres, livres do pecado, livres do diabo, livres do mal, homens que tenha como disse pastora Marli: “Fé para vencer!”
Homens que tenha “poder para vencer!”
Você é este homem, você é esta mulher e você vencerá em nome de Jesus! Aleluia! Aplaudi!
Glória a Deus! Receba a unção da vitória!

“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contado de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos inimigos.” –
Hebr. 11: 32. Amém! Louvado seja o Senhor!
Sansão foi tão importante na história bíblica e do povo de Israel que dos 21 capítulos do Livro de Juízes no Velho Testamento, quatro capítulos são gastos só contando os feitos de Sansão, o que dá 25% e no total de 96 versículos dos cap. 13 a 16 do livro sagrado.
Sansão governou Israel por 20 anos, do ano de 1.177 a.C a 1.157 a. C, ele era da tribo de Dã, o 7° filho de Jacó, e foi ele o 13° juiz em Israel – Sansão, a saga de um herói!
Depois que Abdom da tribo de Efraim morreu, o povo de Israel tornou a desviar o seu coração do Senhor, seus pecados fizeram Deus deixar Israel a sua própria sorte.

O pecado nos leva a vivermos a nossa própria sorte sem a bênção de Deus e aí sofremos o mal que nos atormenta e que nos escraviza.
Israel foi escravizado por 40 anos, anos de sofrimento, dor, escassez, tudo isso pela mão de um povo perverso chamado: Os Filisteus.
Os Filisteus habitavam no país da Filístia a beira do mar Mediterrâneo, eram cruéis e terríveis, ladrões de riquezas, ladrões de colheita, ladrões de prosperidade.
Não permita que o espírito filisteu venha a sua lavoura e roube a prosperidade de Deus na sua vida! Repreenda em nome de Jesus!

Os Filisteus invadiram a Filístia e a tomaram para lá viverem.
Hoje é aquela região ali na Faixa de Gaza.
Os Filisteus vieram da terra de Caftor, que é a ilha de Creta, veja o que escreveu o profeta Amós no cap. 9 verso 7: “Não sois vós para Mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? Diz o Senhor. Não fiz Eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus, de Caftor, e aos siros, de Quir?” E mais:
“..., porque o Senhor destruirá os filisteus, o resto da ilha de Caftor.” – Jer. 47: 4. Ok!

Os Filisteus eram descendentes de Cão ( o segundo filho de Noé) de acordo com a revelação de Gênesis cap. 10 versículo 14.
Eram idólatras e adoravam dois deuses: Dagom e Astarote, conforme I Sam. 5: 2 e 31: 10.
Tinham cinco cidades principais: Gaza, Asdote, Ascalom, Ecrom e Gate ( cidade de onde veio o gigante Golias que Davi matou e os outros 4 filhos de gigantes que os guerreiros de Davi também os mataram muito tempo depois).
Foram os Filisteus que mataram Saul e Jônatas, Davi os derrotou e Ezequias os subjugou.

Todos os nossos inimigos cairão por terra em nome de Jesus! Teremos a vitória de Cristo, o nosso alvo é Jesus Cristo, Senhor da glória!
Aleluia! Aplaudi a Jesus! Tenha fé para vencer!
Sansão tinha fé o bastante em Deus para vencer os seus inimigos filisteus.
Sansão tinha unção do Espírito, poder de Deus para vencer os seus inimigos filisteus.
Receba a unção do Espírito e tenha poder para vencer os seus inimigos em nome de Jesus!
Deus é poderoso na sua vida, meu irmão!

Depois de 40 anos de escravidão, havia um homem da tribo de Dã, da cidade de Zorá, seu nome era Manoá; e sua mulher era estéril. A mulher de Manoá não poderia lhe dar filhos, pois, ela era estéril.
Um dia apareceu a esta mulher o Anjo do Senhor que lhe disse: “Tu, mulher, conceberás e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de que não bebas vinho ou bebida forte, nem comas nada imundo. Porque eis que tu conceberás e terás um filho e não passará navalha sobre sua cabeça; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o seu ventre e ele livrará a Israel das mãos dos filisteus.” – Juízes 13: 2 a 6.
Havia uma promessa de Deus, de socorro e de livramento! Havia um milagre, um ventre vazio seria tocado e um menino haveria de nascer.
Havia uma missão, nascemos com uma missão, com um propósito na vida!
Haveria uma consagração, uma dedicação exclusiva ao único Deus que dá a vida.
Haveria um modo de viver, um modo de viver para agradar a Deus e O servi-Lo em total obediência e ouvir a sua voz completamente.

É o que precisamos fazer: “Ouvir a voz de Deus, obedecê-Lo em tudo, em toda a Sua Palavra, viver de modo que O agrade, cumprir a nossa missão na terra, dar um testemunho de fé e de amor a Deus, assim, derrotaremos o mal, derrotaremos o diabo, venceremos o pecado e triunfaremos sobre a morte, ressuscitados em glória na volta de nosso Senhor Jesus Cristo a esta terra para nos levar para o céu e lá viveremos com Ele, com o Pai, com o Espírito, com os santos anjos e com os heróis que venceram reinos e com fé e amor receberam o reino de Deus!”

Só se torna digno pela fé! Os dignos são fiéis e aos fiéis é dado o reino de Deus para sempre!
Aleluia! Aplaudi! Você é fiel .... você é digno!
Pela obra de Cristo na cruz, Seu sangue e Seu amor, nos tornamos herdeiros do reino de Deus e heróis da fé que venceram o mal!
Amém! Permaneçam inabaláveis em Cristo!
A mulher de Manoá correu para dizer ao seu marido da visita do Anjo do Senhor e disse:
“Um homem de Deus veio a mim, cuja vista era semelhante a vista de um anjo de Deus, terribilíssima ( ou seja mui terrível); e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: “Eis que tu conceberás e terás um filho ... e ele será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte.” – Juiz. Cap. 13 versos 6 e 7.
A Bíblia diz que Manoá creu na palavra de sua mulher. A Bíblia diz que Manoá creu no que o Anjo do Senhor disse, creu na promessa, creu no que Deus iria fazer. É preciso crer!
Então, está escrito que Manoá orou e pediu que Deus O ensinasse a criar aquele menino especial e libertador de Israel. – Juiz. 13: 8.

Deus ouviu a voz de Manoá; e o Anjo do Senhor apareceu novamente a mulher que estava no campo, então, ela correu para chamar seu marido e Manoá apressou e se encontrou com o Anjo e lhe perguntou:
“És tu aquele homem que falaste a esta mulher?” E o Anjo respondeu: “Eu sou.”
E Manoá lhe perguntou: “Como será o modo de viver e o serviço do menino?”
E o Anjo do Senhor tudo lhe revelou e depois Manoá disse: “Deixe que te preparemos um cabrito.” Porém o Anjo do Senhor lhe falou:

“Não comerei de teu pão, mas, o que me ofereceres, serás holocausto (adoração) ao Senhor. Porque não sabia Manoá que fosse o Anjo do Senhor.” Juiz. 13: 9 – 20.
Não sabia Manoá que era Jesus, o filho de Deus manifesto a ele como o Anjo do Senhor.
Que revelação tremenda! E na chama do altar subiu o Anjo do Senhor, que disse a Manoá:
“Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso?” Glória a Jesus! Aplaudi a Ele!
E 9 meses se passaram e nasceu um belo menino na casa de Manoá, sua mulher deu a luz conforme o dito do Anjo do Senhor.

E chamou o seu nome: “Sansão”, que em hebraico significa: “O pequeno sol.”
Pois na escuridão da morte, da escravidão e da dor, era ele a esperança e a luz.
A luz e a esperança que brilhava no horizonte dos filhos de Abraão, o pequeno sol.
Assim era Jesus para toda a terra que estava na escuridão da sombra da morte, até que brilhou a luz do céu e um menino nos nasceu e o seu nome será Emanuel: Deus conosco, será chamado Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados. Aleluia! Aplaudi!

Aleluia! Jesus nos salvou, Jesus nos perdoou!
Somos livres do pecado, somos livres da escuridão da morte, porque, Jesus é a luz que brilhou na nossa vida para sempre.
Se Sansão é o pequeno sol, Jesus é a própria luz que brilha mais forte que o sol do meio-dia.
Jesus brilhou na sua vida! Deus cumpriu sua palavra, do ventre de Maria, uma camponesa virgem da cidade de Belém, nasceu Jesus, o Cristo, o Salvador, Rei e Senhor! Louvado seja!
O poder do Messias, a unção do Messias está sobre nós e assim somos salvos e perdoados.

Manoá em hebraico significa: “descanso.”
E Sansão cresceu e se tornou um homem, um homem com uma missão, um homem de fé, tinha uma unção especial, poder especial e seus cabelos compridos que não podia passar navalha era o sinal de Deus e desta unção especial.
Um homem consagrado a Deus!
Sansão era um grande herói!
E aqui neste texto que lemos de Juízes 15: 14 a 16, vemos a força de um herói.
Sansão havia feito grandes conquistas e empregou derrotas vexatórias aos filisteus.
Sansão guerreou contra eles e ele os venceu!
Sansão tinha poder para vencer!
Sansão tinha fé para vencer!
Sansão matou um leão que o atacou e o rasgou ao meio de alto a baixo como se rasga um cabrito; e, de mãos vazias.
Sansão foi a cidade de Asquelom e matou trinta homens asquelonitas e tomou deles trinta mudas de roupas e deu aos seus inimigos que descobriram o enigma de Sansão, que sua mulher filistéia o traiu.

Sansão contra a vontade de seus pais, se casou com uma filistéia de Timna e esta o enganou na noite de núpcias, entregando o enigma ao seu povo, pois, eles a ameaçaram matar sua família, se assim não o fizesse.
Depois, disso Sansão pegou 300 raposas e amarrou tochas de fogo no rabo delas e as soltou nas searas dos filisteus que pegou fogo e destruiu as suas lavouras, acabando com o trigo e as vinhas como os olivais.
Eles ficaram tão irados que foram a Judá, na cidade de Leí onde Sansão estava.

E disseram aos homens de Judá: “Entreguem Sansão amarrado ou nós os atacaremos.”
Foram 3 mil homens de Judá para amarrar Sansão e Sansão deixou que seus irmãos O amarrasse para lhe entregar aos filisteus e assim o fizeram.
E o amarraram com cordas novas e quando foram entregar Sansão aos filisteus, veio a ira do Espírito de Deus, e o Espírito do Senhor diz a Bíblia tomou Sansão possantemente e possantemente se apossou dele e as cordas que ele tinha nos braços se partiram como fios de linho queimados. Incrível! Deus é tudo!

Sansão achou uma queixada de jumento e com ela, lutou contra os filisteus e matou mil homens naquele dia. E disse: “Com uma queixada de jumento um montão, dois montões; com uma queixada de jumento matei mil homens.”
Sansão fez uma pilha de inimigos vencidos!
Deus sempre faz um milagre e nos dá a vitória!
Ali em Leí, Sansão estava cansado e com muita sede, depois, de uma luta intensa e quase a desmaiar, Sansão achou que iria morrer, então, com uma fé forte, fé para orar e clamar por um milagre de Deus em sua vida ele orou:

“Senhor, pela mão do teu servo, Tu deste esta grande salvação; morrerei eu, pois, agora de sede e cairei na mão destes incircuncisos?”
Imediatamente, o Senhor ouviu o clamor de Sansão e Deus fez uma fenda na caverna onde estava em Leí e milagrosamente dela saiu água e Sansão bebeu; e o seu espírito tornou, e reviveu; pelo que chamou o seu nome: A Fonte do Que Clama.”Juiz.15:18 - 19
Deus vai ouvir o seu clamou e um milagre, Ele haverá de fazer na sua vida, creia agora.
Sansão creu e o milagre da vida aconteceu!

Depois disto Sansão foi no coração dos seus inimigos, os filisteus, Sansão foi a Gaza.
E eles viram quando ele lá entrou e trancaram as portas da cidade para pegá-lo, mas, pasmem, à meia-noite, Sansão sai da cidade carregando os portões de Gaza com as trancas e as umbreiras e humilha os filisteus, carregando nos seus braços nus, na força de suas mãos e os coloca no cume de um monte que está defronte a Hebrom.
Sansão agora conhece uma mulher do vale de Soreque, seu nome era Dalila e ele a amou.

Dalila em hebraico significa “delicada.”
A Bíblia diz que Sansão se afeiçoou a ela.
Porém, Dalila o traiu por 5500 moedas de prata que os príncipes filisteus ofereceram.
Ao amor de Sansão, Dalila trocou por moedas de prata. E ela quis saber o segredo da força de Sansão e ele todo bobo, apaixonado, contou dos seus cabelos e ela tudo entregou e enquanto dormia seu cabelo foi cortado e o Espírito do Senhor não estava mais com ele.
Judas entregou Jesus por 30 moedas de prata, Sansão valeu mais do que Jesus, ele valeu 5500 moedas de prata dadas a Dalila.

Aqui foi a queda de Sansão, mas, o grande problema de Sansão não foi Dalila. Não!
O grande problema de Sansão foi que ele brincou com a sua unção!
Não brinque com a sua unção!
Sansão brincou com um bicho muito perigoso: Sansão brincou com Dalila.
O único que encarou as mulheres e deu golpe nelas foi a serpente no Jardim do Éden, mas, veja como elas são terríveis e perigosas.
“Nós ainda te pegaremos e te daremos um golpe final e destruidor, você vai nos pagar.”

Quando elas não podem na força, elas vão no jeitinho. Sabe o que elas fizeram?
Apareceu Maria, que gerou a Jesus Cristo e sendo Jesus, o filho delas, Ele esmagou a cabeça da serpente, dando o golpe final e elas gritaram o grito da vitória! Aleluia! Glória a Jesus! Jesus venceu a serpente do mal!
Não brinque com a serpente!
Sansão brincou com a sua unção: “Ah! Se me amarrar com sete vergas de vimes frescos.
Ah! Se me amarrar com cordas novas.
Ah! Se tecer sete tranças do meu cabelo.”

Veja a brincadeira que Sansão se meteu a fazer e assim começou a ficar mais perto de dizer o segredo de sua força sobrenatural.
Até que numa dessas, Sansão, colérico de temperamento, falou toda a verdade e Dalila com o coração de Sansão em suas mãos, o apunhalou com a espada da traição, fez Sansão dormir em seu colo e veio um homem e lhe cortou o belo cabelo ungido.
Ela chamou os filisteus e eles o prenderam, lhe arrancaram os olhos e Sansão, o grande herói ficou cego e o prenderam com duas cadeias de bronze, era escravo no cárcere.

Porém, a história de um homem de Deus que se arrepende do mal e que busca o perdão do Senhor, que clama ao Senhor por socorro, que é carregado de fé e que não culpa a Deus pelo seu mal, Deus ouve as suas preces e não deixa que a sua história termina na vergonha, ainda que morra, sua morte será de vitória e de exaltação, pois, quem tem uma missão na vida, ele cumpre na força da fé e no poder da unção.
Aleluia! Amém! Aplaudi a Deus! Creia em Deus!
Nascemos com um propósito na vida e o nosso modo de viver será para cumprir este propósito.

A Bíblia diz que o cabelo de Sansão começou a crescer novamente. – Juiz. Cap. 16: 22.
E os príncipes filisteus foram fazer uma grande festa e disseram que Dagom, o deus deles entregou Sansão e mandaram trazer Sansão para dele zombar; veja: “Chamai a Sansão para que brinque diante de nós.” Juiz. 16 25.
O que Sansão plantou, foi o que ele colheu!
Sansão brincou com a unção e esta foi a sua colheita. Mas um grande herói, seu coração é diferente, não é de revolta contra Deus, mas, de amor e confiança. Sansão confiou mais uma vez no Senhor e mais uma vez clamou:

A Bíblia diz: “Então, Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Jeová, peço-te que te lembres de mim e esforça-me agora, só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus pelos meus dois olhos.”
Abraçou as duas colunas que sustentava o templo e se jogou sobre elas e gritou com fé:
“Morra eu com os filisteus!” E se inclinou com força e o templo sobre todos os príncipes dos filisteus e sobre todo o povo filisteu que lá estava, o texto sagrado diz que na sua morte, foram mais os mortos que matou, do que os que matara na sua vida. Juízes todo Cap. 16.

Assim termina a história deste grande herói em Israel, o homem mais forte do mundo.
Triste, porém, vitoriosa! Uma história de fé e de perdão! Uma história de um homem que tinha uma unção especial para um propósito especial. Cumpriu a sua missão, Deus o amou!
E Sansão entrou para a galeria dos grandes heróis da fé! Seus irmãos desceram até lá e o tomaram, veja como eles o amava, e o sepultaram no sepulcro de Manoá, seu pai.
Que Deus seja contigo e te dê unção para vencer
Seja você um grande herói da fé! Amém! Amém!

 
 

 

Copyright © 2001-2007 Igreja Batista em Milionários - All rights reserved.
Rua Santa Alexandrina, 573 - Milionários - Belo Horizonte - CEP 30620-830 - MG - Telefax.:(31) 3321-7894

" Toda honra, toda glória e todo louvor seja dada ao nosso Deus "

webdesign