1

Pastora Marli de Oliveira Santana 

       

Tema:  Confie a Deus o seu Futuro

Texto: Salmo 37: 37

“Nota o homem sincero e considera o que é reto, porque o futuro desse homem será de paz.” - Salmo 37: 37
Quem confia experimenta o cumprimento das profecias do Senhor. Confiar é ter certeza que Deus está do nosso lado, que Ele é o muro de proteção, é Ele quem nos ampara, nos abençoa, nos guia, nos transforma, nos restaura e nos faz viver em prosperidade. Amém! Aleluia!

O nosso Deus é um Deus admirável e digno de confiança!
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.”
Aleluia! Glória a Deus! Salmo 37: 5
Este Salmo de Davi fala da felicidade dos justos, compara os ímpios aos justos, diz que a prosperidade dos pecadores acaba, mas a felicidade dos justos não terá fim! Oh! Glória!!!

Na vida temos muitos altos e baixos, tempestades que parecem nos destruir, também há momentos de bonança, rimos, choramos, ganhamos e também perdemos, mas, a nossa salvação vem do Senhor, Ele é a fortaleza no tempo da angustia! Sal. 37: 39
Esperar é o mesmo que confiar, e a nossa confiança precisa estar em Deus! Deus é a única esperança, esperança nesta vida e no porvir.

“A esperança é o sonho do homem acordado.”
Talvez você como eu, não tinha expectativa nenhuma na sua vida e para começar nem era para eu estar aqui, sou a 11ª filha do senhor Gentil e de Dona Naná ou Dona Maria das Dores de Oliveira que tinha uma vida difícil, sem recursos financeiros, que batalhavam muito para criar a

grande prole, todos os seus filhos foram criados com muito esforço e sacrifício, então, depois de perder um filho com problemas no nascimento, minha mãe engravida de mim – a 11ª e nasci fora do tempo, quase morri, precisei de transfusão de sangue, fiquei muito tempo no hospital, mas, Deus tinha um propósito para que eu viesse a

este mundo e como Ele também tem um propósito para a sua vida para que aqui você estivesse nesta terra, por isso, nascemos; nascemos por vontade e plano de Deus. Amém! Aleluia! Aplaudi!
Então, ainda, um bebezinho venci a morte e sobrevivi, fui liberada para ir pra casa, para a vila que ficava no alto da Av. Afonso Pena a famosa “Vila do Pendura Saia.”

Meu pai foi me buscar e quando cheguei em casa, minha mãe fala que não era essa menina a sua filha, então, meu pai fica nervoso e responde: “Oh! Naná, eles me entregaram foi essa aqui, toma.”
Então, minha mãe me pegou e me conheceu pelo pé, ela diz que meu pé é igual ao pé do meu pai, reto assim pra trás, pro calcanhar

Foi o meu pé que me salvou de ser devolvida, é minha mãe que conta esta história engraçada.
Não tive uma infância sofrida, mas, sempre senti a mão de Deus sobre mim, porém, como não era de uma família rica, não tinha muitas expectativas grandiosas, mas, uma coisa meu pai e minha mãe me ensinaram, “Confiar em Deus!”

E hoje posso ver que sempre a boa mão do Senhor foi comigo, Ele me escolheu, me ungiu e tem me abençoado com saúde, família, ministério, alegria e paz. Aleluia!
Sou grata ao Senhor, porque a sua bondade dura para sempre!
A bondade de Deus dura para sempre na sua vida e na minha vida! Amém! Aplauda o Senhor!

Se confiarmos em Deus o nosso futuro será de paz!
É assim que a Bíblia diz, o futuro deste homem e desta mulher que confia em Deus será de paz!
E eu sei que enquanto viver nesta terra, amarei a Deus, servirei a Deus de todo o meu coração, não importa o que se passa ao redor, ainda que as circunstâncias .....

sejam adversas, sei que o meu futuro será de paz! Graças a Deus!
Não importa o que vai acontecer, o que importa é que eu confio em Deus!
“Uns confiam em carros, e outros em cavalos, mas, nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus.”
O nosso Deus é grande! Aplaudi!!!
Está escrito no Salmo Cap. 20 verso 7.
O rei Davi sabia confiar em Deus!

Confiar é fruto do conhecimento que temos de Deus, por meio da sua Palavra e de suas ações em nossas vidas, pois, Ele não muda e é sempre fiel e amoroso. Amém! Louvado seja!
Confiar em Deus é como assentar no banco de trás de um veiculo e deixar que Ele guie, porque quem está ao volante sabe o que faz. Ele sabe!
Acredite! Jesus sabe! Confie nEle!

Jesus sabe quando frear, quando acelerar, quando parar e quando deve pisar fundo no acelerador, sabe fazer manobras radicais sem o menor esforço, sabe fazer as curvas sem derrapar e sem sair da estrada, porém, nós não sabemos, Jesus sabe fazer uma curva em alta velocidade sem o menor risco, nós não!
Se tomarmos a direção da nossa vida, ficaremos no meio do caminho.

Quando guiamos as nossas vidas nos confundimos, pegamos atalhos e nos perdemos, às vezes capotamos, às vezes colidimos ou quebramos.
Mas o nosso Deus é um exímio piloto, guiará as nossas vidas e nos levará ao destino final – o nosso lar celestial:
“O céu!” – Aleluia! Dê um brado de alegria! Alegrai-vos no Senhor!
Aplauda ao Senhor vosso Deus!!!

“Esperança errada resulta em vida frustrada.”
A nossa confiança e esperança tem que estar no Senhor!
Veja esta história interessante que li sobre duas crianças brincando na praia. Elas estavam construindo um castelo de areia com torres, passarelas e passagens internas.
Estavam trabalhando há muito tempo,

até que veio uma onda e destruiu tudo.
Mesmo assim continuaram a se divertir, sem nenhum lamento, construindo outros castelos.
No final do dia saíram e foram embora com seus pais, voltaram para casa.
Aquelas crianças agiram assim porque, embora os castelos fizessem parte da sua vida, o que sustentava sua alegria e esperança era saber que no final do

dia iriam para casa e ali teriam abrigo.
Não se prendiam a castelos de areia, pois, tinham uma família para se refugiar. Quase tudo na nossa vida é passageiro e “feito de areia”, coisas que gastam tanto o nosso tempo, atenção e energia. A nossa esperança não pode estar nestas coisas, pois, a qualquer momento pode vir uma onda e levar tudo que tanto demoramos a construir. Veja o exemplo do jogador de futebol; Muller: 20 anos de carreira e ganhou milhões, mas, perdeu tudo.
O cristão tem a sua esperança em Deus e é por isso que o crente aguarda com grande expectativa o dia em que será liberto de seu corpo mortal e receberá uma nova vida gloriosa nos céus. Amém! Aplauda o Senhor! Aqui está a nossa verdadeira alegria, expectativa, prazer, o nosso futuro! Há pessoas que vivem de modo que tudo que esperam se limita apenas a este mundo, ao que se pode ter nesta vida como casa, carro, emprego e família. Porém, temos que fazer como estas crianças da história, construir com alegria e continuar construindo em todas as oportunidades que o Senhor Deus nos concede na terra, sem contudo colocar nessas coisas a razão das nossas vidas, a paixão de nossos corações e o fim de tudo.

Quem confia no Senhor sabe que seus castelos podem ser derrubados, mas, que há uma mansão na casa do Pai esperando para ser sua morada na eternidade. Amém! Que assim seja!
Você se encontra desesperado?
Procure o Deus da esperança!
O Senhor te encherá de paz, amor e alegria, à todos que crêem nEle!
Deposite sua fé e confiança em Deus!

Está escrito: “Bendito é o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor, porque será como a árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas, a sua folha fica verde e no ano da sequidão não se afadiga e nem deixa de dar o fruto.” - Jer. Cap. 17 verso 7.
Ou como disse o rei Davi no Salmo 39 versículo 7, observe a leitura bíblica:

“Agora, pois, Senhor que espero eu?
A minha esperança está em Ti.”
Aleluia! A nossa esperança está no Deus de Israel! Aplauda o Senhor!!!
Todas às vezes que penso na minha vida, penso em Davi, o caçulinha ruivo de Jessé que ficava pelos campos cuidando das ovelhas do pai.
Já contei para vocês que quando era adolescente na Igreja em que me

converti, muitos não criam que Deus poderia me usar e ser alguém que Ele pudesse escolher para alguma coisa.
E hoje aqui estou, uma pastora, líder de uma linda e importante Igreja da cidade e sei que não mereço, não é porque sou uma mulher especial, não ... não há nenhum mérito da minha parte para isso a não ser por um propósito divino, pois, a minha confiança sempre esteve, está e ...

estará em Deus que me criou e me formou para o louvor de Sua glória.
Quando ninguém acreditar, apostar em você, lembre-se de que Davi, o homem segundo o coração de Deus, ninguém nele apostou para alguma coisa, foi esquecido, renegado, deixado lá no campo, só servia pra cuidar de umas poucas ovelhas e Deus fez dele o maior rei de Israel.

Davi foi rei, profeta, sacerdote, cantor, compositor, instrumentista, poeta, guerreiro e um grande líder. Lembre-se: “O homem vê o exterior, porém, o Senhor vê o coração.“ - I Sam. 16: 7. Ali na casa de Jessé, o profeta Samuel ficou encantado com a beleza dos filhos mais velhos de Jessé, porém, Deus estava encantado com o coração de um pirralhinho ruivo que estava no campo, tocando sua harpa.

Davi foi ungido rei no lugar de Saul que foi rebelde e desobediente a Deus e vendo que Davi achava graça aos olhos do Senhor, Saul ficou enciumado e passou a persegui Davi para matá-lo, e assim Davi teve que fugir e se esconder na Caverna de Adulão. Toda a casa de seu pai desce para estar com ele e mais 400 homens, os rejeitados, endividados, aqueles que ninguém mais queria.

Mesmo numa caverna, um lugar frio, sombrio e escuro, eles estavam seguros, pois, Deus estava ali.
Certa vez, Saul ajuntou três mil homens e foi procurar Davi no deserto de En-Gedi e chegando lá achou uns currais de ovelhas no caminho e lá tinha uma caverna e Saul entrou nela.
Saul entrou nesta caverna e Davi e seus homens lá estavam bem no

fundo, na escuridão da caverna e os homens de Davi disseram que era a chance que ele tinha de matar a Saul, que Deus tinha entregado o seu inimigo nas suas mãos, porém, Davi recusou fazer qualquer mal ao rei Saul nem mesmo lhe tirar a vida e a única coisa que fez lhe doeu o coração, pois, Davi foi mansamente e cortou a orla do manto de Saul e disse aos seus homens, arrependido:

“O Senhor me guarde que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo a minha mão contra ele, pois, é ungido do Senhor.”
“Com estas palavras Davi conteve os seus homens e não permitiu que se levantasse contra Saul, e Saul se levantou da caverna e seguiu o seu caminho.” – I Sam. 24: 4 a 7.
Davi confiava o seu futuro a Deus!

Não havia ansiedade no seu coração para se assentar no trono de Israel, embora, pelo deserto e pelas cavernas, deixava tudo nas mãos de Deus, não se adiantou para ajudar a Deus ou fazer qualquer coisa de suas próprias mãos, mas, o seu futuro Davi confiava a Deus. Por isso ao longo da vida, Davi sabia que as vitórias e conquistas que tinha, vinham das mãos fortes e poderosas do Senhor.

Depois em outra ocasião Saul veio ao deserto de Zife, com três mil homens para perseguir a Davi, pois, ele tinha informações de que Davi estava ali.
E Saul e seus homens estavam acampados e Davi os viu.
De noite, quando todos dormiam, Davi e Abisai entraram e foram até Saul que dormia, então, Abisai queria encravar a sua lança e matar Saul.

E Davi não permitiu dizendo a Abisai:
“Vive o Senhor que o Senhor o ferirá, ou seu dia chegará em que morra, ou descerá para batalha e perecerá.”
“Então Davi tomou a lança e a bilha de água do rei Saul que estava a sua cabeceira ....” Veja I Samuel Cap. 26.
Quando confiamos em Deus, o nosso inimigo não nos enxerga.
Deus fará de tudo para proteger você!

Se preciso for, dará um sono profundo ao inimigo ou até mesmo fará com que seu inimigo fique cego. Deus não permitirá que o futuro de seus filhos sejam arrancados e destruídos pelo Inimigo, Deus é por você! Aplaudi!
Então, Davi vai para o outro lado, no cume do monte, havia uma grande distância e ele grita ao povo e a Abner, o chefe do exército de Saul,

mostrando a bilha d’água e a lança do rei Saul, e ainda dá uma tirada em Abner, dizendo que ele era digno de morte, pois, não guardou a vida do rei e que se quisesse poderia tê-lo matado e não o fez. Davi confiou em Deus! O seu futuro estava com o Senhor, o Deus que o escolheu e que o ungiu, Ele o colocaria uma vez por todas no trono. Davi não fez a sua vontade, mas, a vontade de Deus!

Este era o segredo do sucesso do rei Davi: Fazer as coisas do jeito de Deus
O sucesso estava em fazer a vontade de Deus acima de tudo e de qualquer coisa. Davi decidiu confiar em Deus!
O que você prefere: A sua vontade ou a vontade de Deus? Qual é a escolha?
Veja este episódio que aconteceu com Davi em Ziclague no Livro de I Sam. Cap. 30, quando chegou com os ....

seus homens depois de uma batalha vitoriosa e a cidade estava queimada.
Suas mulheres com seus filhos foram pegos e levados pelos amalequitas.
Os homens de Davi choraram, choraram até perder as forças.
Davi chorou, todos foram levados cativos, não ficou ninguém, todos perderam as mulheres e seus filhos, inclusive Davi, o líder deles.

Os homens se amarguraram tanto, que resolveram apedrejar Davi, por achar que ele seria culpado de tanta tragédia. Mas, e Davi, o que fez?
Davi mandou trazer a estola sacerdotal para consultar o Senhor o que fazer.
Davi foi buscar conforto em Deus, força em Deus, resposta do que fazer em Deus, sem revolta, sem amargura, sem ódio, sem apedrejar ninguém.

E Davi consultou ao Senhor, perguntou a Deus sobre o que fazer?
E Deus lhe respondeu, revelando um futuro de paz, de conquista, de vitória e de que teria de volta todas as mulheres e seus filhos. “E o Senhor lhe disse: Persegue-a, porque, decerto, alcançarás e tudo libertarás.”
E assim foi ... Davi e seus homens venceram e trouxeram todos de volta.

Logo depois, Saul morre em batalha contra os filisteus. Davi é aclamado rei de Judá, e depois é constituído rei de todo Israel, conforme o propósito e a unção do Senhor na sua vida.
Davi teve muitos erros e desacertos no seu reinado, como também, teve muitos acertos e muitas vitórias durante os 40 anos que reinou em Israel, se tornou o maior rei de Israel de todos os tempos, e o segredo era:

“Confiar inteiramente a sua vida e o seu futuro a Deus!”
A Bíblia diz que o rei Davi morreu em ditosa velhice, rico e cheio de glória.
Sua descendência subiu ao trono e Salomão gozou um reinado de paz e prosperidade, pois, Davi seu pai confiou a Deus, o seu futuro. Nota o homem sincero e reto, o seu futuro será de paz! Deus te abençoe! Amém!

 
 

Copyright © 2001-2007 Igreja Batista em Milionários - All rights reserved.
Rua Santa Alexandrina, 573 - Milionários - Belo Horizonte - CEP 30620-830 - MG - Telefax.:(31) 3321-7894

" Toda honra, toda glória e todo louvor seja dada ao nosso Deus "

webdesign